quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Raabe - Uma mulher confiante

Por Thaís Lira

Raabe era uma pessoa excluída pela sociedade. Os mais religiosos, não aceitavam Raabe, por que ela era uma prostituta. E prostitutas, eram indignas de falar sobre Deus. Mas essa mulher nos traz grandes ensinamentos, isso é possível? Afinal, o que é que uma mulher imoral pode nos ensinar? 

A resposta é simples: Ela pode nos ensinar o modo como devemos confiar em Deus. 

Josué foi quem substituiu Moisés. A missão do jovem Josué, não era fácil: Ele precisava levar o povo de Israel a possuir a "terra prometida" a terra de Canaã. E apesar da coragem e força de Josué, ele temeu. Mas tomou algumas providências para a conquista. No mais absoluto sigilo, Josué enviou dois homens a Jericó, a fim de espiar e examinar a terra, especialmente a de Jericó (Palestina Ocidental). Josué precisava do máximo de informações detalhadas sobre o terreno do povo inimigo. Esses dois homens, que estavam como espiões, entraram na casa de uma mulher chamada Raabe. E mesmo havendo muita precaução da parte dos espiões, o governo de Jericó foi rapidamente informado da presença dos filhos de Israel no local. Tão logo soube disso, mandou um grupo de soldados até a casa de Raabe para prendê-los. Raabe, por sua vez, mentiu aos soldados e disse que os dois homens já não estavam mais em sua casa.

Uma observação importante: Raabe estava habituada e acostumada com a mentira. Mesmo sendo oportuna, ela poderia ter tido uma fé desenvolvida a ponto de não precisar mentir. Ainda assim, ao proteger estes homens, ela arriscou sua própria vida. Ela não precisava fazer isso. Mas ela tinha um bom coração.

Depois que os soldados foram embora, era foi até os dois espiões e com muita fé, disse: "- Eu sei que o Senhor deu esta terra a vocês, os israelitas. O Deus de vocês, o Senhor, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo, na terra" (Js 2.8a -9a, 11b)

Dessa forma, Raabe, a mulher considerada por muitos "indigna", foi o instrumento que Deus escolheu usar para dar uma lição de coragem e fé àqueles homens. E principalmente: Para nos ensinar, que Deus está realmente se importando com o nosso coração.

Talvez, você esteja sendo tratado e julgado como está mulher. Talvez, você esteja sendo excluído da sociedade por que você é considerado como "imoral". Mas, o mesmo Deus que escolheu a Raabe para livrar àqueles jovens, filhos de Israel, é o mesmo Deus que escolhe a sua vida para livrar muitas outras. Deus está todos os dias, olhando para o seu coração!



Nenhum comentário:

Postar um comentário