quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Raabe - Uma mulher confiante

Por Thaís Lira

Raabe era uma pessoa excluída pela sociedade. Os mais religiosos, não aceitavam Raabe, por que ela era uma prostituta. E prostitutas, eram indignas de falar sobre Deus. Mas essa mulher nos traz grandes ensinamentos, isso é possível? Afinal, o que é que uma mulher imoral pode nos ensinar? 

A resposta é simples: Ela pode nos ensinar o modo como devemos confiar em Deus. 

Josué foi quem substituiu Moisés. A missão do jovem Josué, não era fácil: Ele precisava levar o povo de Israel a possuir a "terra prometida" a terra de Canaã. E apesar da coragem e força de Josué, ele temeu. Mas tomou algumas providências para a conquista. No mais absoluto sigilo, Josué enviou dois homens a Jericó, a fim de espiar e examinar a terra, especialmente a de Jericó (Palestina Ocidental). Josué precisava do máximo de informações detalhadas sobre o terreno do povo inimigo. Esses dois homens, que estavam como espiões, entraram na casa de uma mulher chamada Raabe. E mesmo havendo muita precaução da parte dos espiões, o governo de Jericó foi rapidamente informado da presença dos filhos de Israel no local. Tão logo soube disso, mandou um grupo de soldados até a casa de Raabe para prendê-los. Raabe, por sua vez, mentiu aos soldados e disse que os dois homens já não estavam mais em sua casa.

Uma observação importante: Raabe estava habituada e acostumada com a mentira. Mesmo sendo oportuna, ela poderia ter tido uma fé desenvolvida a ponto de não precisar mentir. Ainda assim, ao proteger estes homens, ela arriscou sua própria vida. Ela não precisava fazer isso. Mas ela tinha um bom coração.

Depois que os soldados foram embora, era foi até os dois espiões e com muita fé, disse: "- Eu sei que o Senhor deu esta terra a vocês, os israelitas. O Deus de vocês, o Senhor, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo, na terra" (Js 2.8a -9a, 11b)

Dessa forma, Raabe, a mulher considerada por muitos "indigna", foi o instrumento que Deus escolheu usar para dar uma lição de coragem e fé àqueles homens. E principalmente: Para nos ensinar, que Deus está realmente se importando com o nosso coração.

Talvez, você esteja sendo tratado e julgado como está mulher. Talvez, você esteja sendo excluído da sociedade por que você é considerado como "imoral". Mas, o mesmo Deus que escolheu a Raabe para livrar àqueles jovens, filhos de Israel, é o mesmo Deus que escolhe a sua vida para livrar muitas outras. Deus está todos os dias, olhando para o seu coração!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Deus está olhando o seu coração

"Deus não vê como o homem vê. Pois o homem, olha a aparência. Mas Deus olha o coração".

Muitas vezes, até precisamos de Deus e até queremos conhecer ou ir visitar uma igreja. Mas, quando entramos lá, nos sentimos mal, pois percebemos que as pessoas que estão ali, não nos aceitam da forma que somos. Olham nossas tatuagens, nossos piercings, e até mesmo nosso Allstar sujo e nossa calça jeans velha.

Mas eu quero te dizer uma coisa: Deus OLHA o seu coração. Não fique em um lugar onde as pessoas te julgam pelo o que elas vêm. Mas procure Deus em um lugar onde as pessoas estão preocupadas com o SEU CORAÇÃO. Pois quando alguém se preocupar de verdade com o SEU CORAÇÃO, entenda que será o próprio Deus cuidando de Você.

Por Thaís Lira

Palavra do dia: Por que sofremos?

Por Thaís Lira

Por que passamos por dificuldades? Por que sofremos? Por que precisamos passar por dias de dor e aflição? Por que? Por que?

São perguntas que nos fazemos todos os dias. Afinal, se somos pessoas boas, de coração bom, não fazemos mal a ninguém, por que sofremos? Uns dizem que pagamos preço pelo pecado de nossos antepassados. Outros dizem ser maldição hereditária. Mas, que Deus é este que se vinga de forma cruel, mesmo com aqueles que não têm culpa do que uma vez foi feito?

Eu quero te dizer uma coisa: Deus é amor, de fato. E amor é o maior mandamento que já existiu. No Antigo Testamento, os filhos pagavam preço pelos pecados dos pais, sim. Mas não por que Deus queria que isto acontecesse. E sim por que esta era a consequência do que era feito. O pecado é e sempre será sua própria consequência. Não coloque Deus diante de consequências dos pecados.

"Mas Deus permite todas as coisas". Sim, o fato de ele permitir, não quer dizer que ele aceite. Quero dizer, Deus é o nosso pai. E assim como um pai dá ordens aos seus filhos e seus filhos resolvem não obedecer, assim somos nós, os filhos de Deus. Que preferimos fazer como achamos que devemos, ao em vez de ouví-lo. Ele, como um bom pai, não nos prendeu em uma jaula e decretou ali que seríamos seus escravos. Pelo contrário, ele nos deu liberdade. Não apenas isso. Ele nos deu LIVRE ARBÍTRIO - o direito de escolher. Deus nos propõe desde o início da criação a bondade, a maldade, a morte, a vida eterna, o bem e o mal. Cabe a nós escolhermos o que iremos seguir.

Mas não ache que você recebeu maldição hereditária. Apenas entenda que o tempo da aflição VEM sobre você para te ENSINAR e te aproximar de Deus. Não que este seja o plano Dele para você. Mas, muitas vezes, esta é a consequência do próprio pecado do homem.

Jesus veio para nos mostrar o caminho da salvação. Existe sim consequências, que muitas vezes nós viveremos por cada ato bom ou ruim que fizermos. Mas quando estamos com o Senhor, ele nos limpa de todo pecado, toda maldição, e nos protege debaixo de suas fortes mãos. Como um pai, que depois de muito tempo, recebe seu filho de volta.

Que Deus te abençõe!
Atenciosamente;
Thaís Lira

O que você tem feito com suas palavras?

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor..." (Salmo 19:14)

Você é a mais bela criação de Deus. Pois Deus criou todas as coisas com apenas uma palavra... Mas o homem, a mulher, Ele colocou suas próprias mãos. Repare no cuidado que nosso Deus teve com você. É íncrivel o amor de Deus refletido em nós. Muitas vezes, não nos atentamos ao cuidado diário de nosso Deus, desde a criação do homem - nos atentamos apenas para os problemas, os defeitos que por conta do pecado, passaram a fazer parte do homem.

O que você tem feito com o corpo que Deus te deu? Tem entregado ele aos vícios? Ao sexo? As drogas? O que tem feito com sua voz? Você tem falado coisas boas? Coisas que ajudam outras pessoas? Coisas que constroem, edificam? Ou você tem usado sua voz para falar palavrões, cantar canções de desmoralizam o ser humano em si? Tem usado sua voz para dizer apenas coisas destrutivas? Que destroem aos outros e principalmente a si mesmo? O que você tem feito? Suas palavras têm sido agradáveis na presença do seu Criador?

Reflita.
 Paz, amor e glória!
 Thaís Lira